10/12/2014

V-Ray Para Sketchup / Dicas Iniciante #1

 


 O V-ray é um programa renderizador (ah vá!) que permite criar fotos realísticas a partir de uma modelagem 3D (isso todo mundo já sabe). Ele é utilizado por muitos por não exigir tanto da máquina quanto o Lumion por exemplo.
     Para obter uma renderização boa não basta simplesmente aplicar os materiais padrões do Sketchup e clicar no botão renderizar e esperar que um milagre aconteça. É preciso configurar no editor de materiais do v-ray , para que as texturas fiquem realísticas (e essa é a parte mais difícil, a configuração)
    Porém, contudo, todavia, existem arquivos pré-configurados disponíveis na internet (santa internet) para todo tipo de material e para cada variedade. São os Arquivos Vis, que são leves, podem ser carregados e aplicados na sua modelagem 3D e quando renderizados dão um resultado realístico. Tem os arquivos no formato .vismat que são para materiais e .visopt que são para as "options", opções de iluminação, qualidade da imagem e etc.


    Fiquem ligados que eu irei falar mais sobre os .vismat e .visopt que conheço há pouco tempo mas já considero pakas. 





3 comentários:

  1. Aprendi usa-los fuçando na net é bem fácil e facilita muito a vida para n ter que sair configurando cada tipo de ítem. baixei vários vismats...tem este site bem legal ( em inglês) http://vismats.com/tile_materials.html. a um tempo atrás baixei de um blog uns em português, assim que reencontrar posto aqui novamente.

    ResponderExcluir
  2. Ja tinha procurado esses materiais pre configurados em todo site e não tinha achado. . . agora é so aprender a usar, vlw ae Monica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No canal tem um vídeo ensinando como usar, confira:
      https://www.youtube.com/watch?v=xunZN-EbKC8

      Excluir